Pesquise aqui

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Acne felina

quando se fala de acne pensamos logo em cravos e espinhas so que acontece que os gatos também sofrem com esse incomodo não do mesmo modo mas similar.... aqui em casa tivemos um episodio controlado de acne felina devido ao pote de ração dele, nos tínhamos uma cachorrinha que infelizmente tivemos de doar por que ela precisava de espaço pra crescer e ela roeu o pote de ração , ate então sem riscos mas então apareceram pontos pretos embaixo dos queixinhos do Nyanko e do Nyoko ,eu pesquisei e descobri q um pano ou algodão com água quente resolvia pois abra os poros e a acne saia , com tempo  e dedicação desapareceram os pontos pretos e eles voltaram a ter focinhos branquinhos e lindos mas ha casos mais graves por falta de cuidado.....


Meus lindos Nyoko <----- Nyanko ----> *-*/




Oque é acne felina ?

A acne é uma doença de pele de gatos que afeta principalmente o queixo dos gatos. A maioria dos proprietários leva seus gatos ao veterinário com a queixa de que o gato está com o “queixo sujo”.
É uma desordem de pele bastante comum no gato, podendo ocorrer em qualquer idade. No entanto, é improvável que ocorra em gatos com menos de um ano de idade (“adolescentes”), pois é uma doença principalmente de animais adultos.
As lesões da acne são encontradas com mais freqüência na região do queixo e do lábio inferior, sendo de mais difícil visualização em gatos que apresentam pelagem escura. Cicatrizes e cistos podem ser observados em casos crônicos e severos
A lesão típica é um comedão (“pontos pretos”) e, ocasionalmente, espinhas superficiais podem ser observadas. À medida que a lesão progride, o folículo piloso pode ser recoberto com secreções. Caso isto aconteça, o queixo torna-se inchado e inflamado. O gato torna-se sensível e resistente ao toque da área afetada.

Causas e diagnóstico


A causa da acne felina permanece desconhecida. Na realidade, é provável que existam diversas causas, sendo que as mais prováveis incluem:

1. hábito de autolimpeza pouco freqüente.
2. produção ou composição anormal de sebo, que é uma substância oleosa e macia produzida pelas glândulas da pele.
3. obstrução do folículo piloso quando o pêlo não é adequadamente removido.
4. defeitos na produção de queratina, que é uma proteína que mantém a camada de proteção da pele.
Em seres humanos, a acne está relacionada com níveis hormonais e com a presença de bactérias na pele. Uma clara associação entre hormônios, bactérias e desenvolvimento da acne ainda não foi demonstrada em gatos. É possível que exista um fator genético envolvido.
Para se eliminar outras possíveis causas de infecção da pele, diversos testes diagnósticos devem ser realizados. Quando
necessários, tais testes geralmente envolvem a remoção de material da superfície da pele, a fim de investigar pequenos parasitas e a realização de cultura bacteriana e/ou fúngica.

Tratamento


O tratamento tópico (em uma determinada área) geralmente é adequado para a maioria dos casos de acne, mas casos severos podem necessitar de terapia sistêmica por via oral.

A tricotomia (retirada dos pêlos) do queixo é o primeiro passo do tratamento, permitindo a limpeza profunda dos folículos cobertos e a aplicação de medicação nas lesões. Uma vez que o queixo de alguns gatos pode estar extremamente sensível, a sedação pode ser necessária.
O tratamento deve ser continuado em casa. Os poros da pele abrem-se com a aplicação de calor na região. Um pano deve ser colocado em água quente e, a seguir, retirado o excesso de água. Em seguida, o pano deve ser colocado no queixo do animal por 2-4 minutos. A aplicação da medicação tópica deve ser realizada após a remoção do pano.
Existem diversos medicamentos disponíveis e a escolha é parcialmente determinada de acordo com a presença ou ausência de infecção. Se a infecção estiver presente, drogas antibióticas e antifúngicas podem ser administradas por via oral.
A Vitamina A por via oral ou tópica tem sido utilizada, mas a resposta varia muito e a medicação pode ser extremamente irritante à pele.

Prognóstico

A acne poderá ser um problema recorrente em muitos gatos. Ao primeiro sinal de recorrência, inicie o uso de compressas mornas e a aplicação da medicação tópica. Se isso não controlar o problema, seu gato necessitará ser reavaliado pelo seu veterinário.


Vanessa Pimentel de Faria
vanessapimente@gmail.com
Débora Cristina G. Pimentel 
deboracp@gmail.com

Retirado do site : http://www.revistapulodogato.com.br/materias/ler-materia/9/acne-felina

Nenhum comentário:

Postar um comentário